O que é o streetwear?

Você sabe o que é streetwear? Como surgiu essa moda? Quais as roupas e acessórios que fazem parte do estilo streetwear? Como se vestir? Onde comprar esse tipo de roupa?

Preparamos um guia de estilo streetwear, com tudo sobre essa tendência que cada vez ganha mais adeptos no Brasil. Se você já curte essa moda, vai adorar esse guia, se você ainda não está familiarizado com esse estilo, essa é uma ótima oportunidade para saber mais sobre streetwear, uma moda cheia de atitude e personalidade.

O que é o streetwear?

O que é Streetwear

Streetwear é um estilo de roupa casual que ganhou o mundo a partir da década de 1990. Ele surgiu inspirado pela moda hip hop de Nova York e pela cultura do surf do estado da Califórnia. O streetwear tem como propósito incluir elementos de roupas esportivas, punk, skate e moda de rua ao estilo de se vestir.

A moda também tem um papel social, cultural e político. E, com o streetwear, podemos perceber as manifestações comportamentais que transbordam as fronteiras regionais e se estendem pelo mundo afora. O streetwear representa a essência urbana e cultural de cada comunidade ou tribo, através de roupas e acessórios. Muito além de roupas das ruas, o streetwear está ligado ao comportamento, mentalidade e estilo de vida das pessoas.

streetwear traduz o comportamento de determinada região através da moda e do estilo, que pode estar associado à música ou aos esportes urbanos, por exemplo. Mesmo vivendo em um mundo globalizado, a cena do streetwear traz particularidades de cada localidade, por isso, o streetwear no Brasil terá elementos diferentes do streetwear americano ou chinês, por exemplo, apesar de muitos fatores em comum entre eles.

De onde surgiu o streetwear?

A maioria das correntes acredita que o estilo streetwear nasceu da cultura hip hop de Nova York, do final dos anos 1970 e início dos anos 1980, com elementos da cultura do surf. Ainda nos anos 80, a cultura teve intensas reviravoltas, os estilos pop, rock e hip hop começaram a dominar as ruas. Peças de roupas e artigos fabricados, manualmente, com novos estilos, surgiram com força total. Representações culturais de várias partes do mundo contribuíram para o surgimento do streetwear. Estados Unidos, Japão e vários países da Europa passaram por transformações culturais que refletiram na forma das pessoas se vestirem e deram início ao que chamamos hoje de streetwear. 

A origem do streetwear também é, frequentemente, creditada à Califórnia, ao surf e ao skate. Isso porque, ainda sem receber o nome de streetwear, Shawn Stussy, um designer, que fabricava pranchas de surf, resolveu colocar à venda, junto com as pranchas, algumas camisetas com seu logotipo, que era seu sobrenome assinado. Assim como ele, outros praticantes do esporte começaram a produzir peças mais folgadas, fáceis de usar, feitas para resistir à prática do skateboarding nas ruas e pistas, em períodos em que as ondas não estavam tão boas para surfar.

Além do skate e do surf, o punk, o heavy metal e o hip hop, começaram a ganhar espaço. Nos anos 90, quando o streetwear se encontrou com o hip hop, as coisas tomaram outras proporções. Naquele momento, a cultura hip hop estava em evidência e muitas das coisas que os artistas usavam caíam no gosto do público, quase que instantaneamente. O hip hop somou ao streetwear seu posicionamento político, moletons largos, sneakers, joias e a recriação de peças de luxo para o público dos guetos. Marcas esportivas também perceberam o fenômeno que estava surgindo, e apostaram nesse novo cenário.

Quais as roupas e acessórios que fazem parte do estilo streetwear? Onde comprar?

Moda Streetwear

Hoje, o estilo streetwear conta com camisetas, moletons, jaquetas, bermudas, calças, tênis, mochila, boné, etc. Enfim, todo tipo de roupas e acessórios fazem parte dessa tendência.  Quem está procurando roupas no estilo streetwear, deve iniciar sua busca por lojas voltadas ao esporte, que vendem vestuário e materiais esportivos. Existem algumas lojas, como a Prison, que têm investido nesse segmento e oferecem aos clientes, entre outras peças, camisetas exclusivas e outros acessórios, como bonés, que vão fazer a cabeça de quem curte o estilo streetwear.

São várias opções de roupas, com diferentes modelos, tanto masculino quanto feminino. As roupas streetwear vendidas pela loja têm ótima qualidade e grande diversidade de peças e estampas, com referência a vários times de diferentes esportes, para agradar todos os estilos. Além disso, a Prison entrega para todo o Brasil. 

Quais são as peças que mais se destacam nos looks streetwear? 

Moletons – Calças de moletom são tendência atualmente, sobretudo pelo conforto na hora de usar. Além disso, combinam com praticamente qualquer tipo de camiseta e ficam ótimas com tênis. Grande parte das calças têm cores sóbrias e vem com o logo de uma marca. Do mesmo modo, as blusas de moletom também são boas alternativas para criar um look leve e ideal para os dias frios. Elas podem, inclusive, combinar com a calça, criando um conceito equilibrado e bem estiloso. 

Camisetas – As camisetas streetwear são um universo à parte, com estilos que vão desde camisetas simples, apenas com um logo de uma marca que está no hype, até as cobertas de estampas e símbolos gráficos fortes. As monocromáticas destacam a marca e podem ter cores mais quentes para destacar o visual, como amarelo, laranja ou vermelho. Por outro lado, estampas também são bem-vindas. Muitas coleções são inspiradas em desenhos, personagens, entre outras tendências. Quanto à padronagem, os modelos oversized são os queridinhos do momento. 

Tênis – O tênis é um dos principais símbolos do streetwear. Além de confortáveis, muitos são ostentados pelo design, cores e originalidade. Desde os tênis da Vans até versões mais esportivas, há diversos tipos para homens e mulheres usarem com várias composições. 

Jaquetas e casacos - Jaquetas e casacos são peças que ganham visuais extravagantes, com cores fortes, aplicação de logotipia e desenhos com influência pop. O material pode ser sintético ou fazer uso de algum recurso para deixá-lo mais original, como costuras desconectadas, transparências, bolsos assimétricos e tudo mais que possa dar uma cara única à peça. Jaquetas e casacos também são usados para looks de sobreposição. É comum, no streetwear, usar jaquetas e casacos como sobreposição a camisetas e blusas de moletom. Além do jeans, se destacam as peças em materiais sintéticos, com muitas cores e bolsos assimétricos. 

Calças – O jeans é um coringa também no streetwear. Entretanto, os adeptos preferem modelos descolados, rasgados e com lavagem em tons extravagantes. Conforme já destacado, as calças de moletom também são relevantes nesse estilo, assim como a calça saruel e modelos camuflados. Veja mais calças streetwear.

Acessórios – Os acessórios ajudam a dar um plus no look feminino e masculino. Óculos escuros são uma boa opção, além de bonés, pulseiras e as famosas pochetes transversais que voltaram a ser tendência. 

Estilo streetwear: camisetas de baseball não podem ficar de fora

Algumas peças são chave quando falamos em streetwear e não podem ficar fora do armário de quem se identifica com o estilo. É o caso das camisetas de baseball, que estão ganhando as ruas e são um capítulo à parte quando falamos de streetwear.

As camisas de baseball são uma ótima opção para quem quer unir estilo, conforto, praticidade e adquirir um produto de qualidade. Quem gosta de moda streetwear, curte comprar roupas e quer expressar no seu modo de vestir toda a sua personalidade, vai querer ter no seu armário uma camiseta de baseball. A peça tem estilo, personalidade e é uma tendência nos dias de hoje.

As camisas, inspiradas em uniformes de times de baseball e nas ruas, têm etiquetas personalizadas, e algumas possuem para-suor, evitando manchas de suor na gola. Lojas como a Prison, procuram constantemente aperfeiçoamento na qualidade, resistência e durabilidade desses produtos. Por isso, na Prison, você pode encontrar camisas de baseball com excelente qualidade e tecnologia de fiação vortex, que garantem a durabilidade das camisetas, anulando 100% aquelas bolinhas indesejáveis e proporcionando um toque macio e muito mais liso, gerando um contato mais agradável com a pele e um ótimo caimento. 

Além disso, toda a técnica vortex utilizada nas malhas da Prison proporciona melhor absorção da água, dando mais eficiência na evaporação do suor. Esse sistema já foi aprovado e é amplamente utilizado na América do Norte e na Europa. Outro diferencial das camisas de baseball vendidas pela Prison é a alta resistência à lavagem, são camisetas que não encolhem e deformam.

7 curiosidades sobre streetwear

Curiosidades sobre a moda streetwear

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o estilo streetwear, vamos trazer dados interessantes sobre essa tendência. Separamos 7 curiosidades sobre a moda de rua que quem gosta do estilo streetwear vai curtir descobrir. 

  1. Um universo cercado de preconceitos - O termo streetwear, inicialmente, não possuía nenhum glamour e não era muito utilizado. Uma visão preconceituosa menosprezava os skatistas, surfistas, rappers, DJ's, B-boys, B-girls, moradores de regiões periféricas e ativistas, os quais foram os primeiros a se identificar e os que deram, de fato, origem ao streetwear. Somente alguns anos depois do início do movimento e com o aumento da sua popularidade entre todas as classes sociais, é que o termo streetwear passou a ser amplamente usado.

  2. Grandes mudanças culturais - O streetwear se tornou uma das forças mais disruptivas do mundo da moda nos últimos anos. A moda de rua é mais do que uma tendência e, segundo estudos, ela é o resultado de grandes mudanças culturais e de uma profunda alteração no equilíbrio entre marcas e consumidores.

  3. O papel do tênis na moda streetwear - O tênis faz parte da moda streetwear desde o final dos anos 1970. No final da década de 1980, a coleção de tênis se tornou uma parte importante da subcultura do streetwear, devido aos tênis característicos do jogador de basquete Michael Jordan. Embora os estilos de sapatos tenham mudado, a ligação entre a cultura do tênis e o streetwear continua forte. O mercado de tênis cresceu mais de 40% entre 2004 e 2016. 

  4. Streetwear de luxo - O declínio do vestuário formal levou ao surgimento da moda streetwear. Marcas de alto padrão e luxo começaram a desenvolver roupas esportivas de luxo, por exemplo o que foi feito por Alexander Wang , Gucci e DKNY . Nesse tipo de roupa, tecidos luxuosos foram usados ​​para produzir a moda esportiva. A combinação comum de roupas esportivas de luxo em streetwear são calças de corrida sob shorts de basquete, com padrões ousados ​​e tecidos suntuosos, para homens, e saias lápis de cores claras, com jaquetas bomber e tops elegantes, recortados em cetim ou tweed, para mulheres.

  5. Uma moda streetwear para cada estação - As roupas esportivas em designs streetwear variam de acordo com a estação e a temperatura. No inverno, a silhueta esportiva tende a ficar mais desleixada e os volumes são exagerados. Um exemplo de look típico de inverno pode ser um moletom volumoso ou uma jaqueta de brocado usada por cima de um vestido descontraído. No verão, o look costuma ser leve e simples, com uma combinação de tops crop, vestidos elegantes, shorts de ginástica e tops. 

  6. Primeira marca de streetwear - A moda, na época do surgimento do streetwear, precisava ir na contramão das grandes grifes e do consumismo. Foi aí que começaram a surgir peças customizadas e originais. Um dos precursores desse movimento foi Shawn Stussy. Surgia, então, a Stussy, primeira marca de relevância do streetwear.

  7. Streetwear de grife - A partir dos anos 2000, grandes marcas apresentam coleções voltadas totalmente ao conceito streetwear, com peças simples, confortáveis, versáteis e ainda transgressoras. A partir desse movimento, grifes famosas se aproximaram do movimento visando variar suas coleções e atrair o público.

Quais as contribuições do streetwear para moda e para cultura?

A moda streetwear desenvolveu uma linguagem visual própria baseada em grafites, design gráfico (principalmente a logotipia), ilustração pop e elementos presentes no cotidiano do jovem que praticava algum esporte radical ou ouvia música alternativa, ou ambos. Tradicionalmente transgressor, o streetwear está sempre procurando novas maneiras de quebrar os paradigmas da moda. Sua estética é propositalmente instigante, algumas vezes exagerada e sempre inusitada.

Atualmente, é possível ver a influência do streetwear até mesmo nas marcas de luxo que notaram o apelo desse estilo com o público jovem e têm investido nessa tendência. Não é por acaso que Louis Vuitton, Chanel, Balenciaga e tantas outras grifes fizeram parceria com conhecidos nomes do streetwear para desenvolver coleções especiais, conseguindo inclusive se firmar como referência no estilo.

As lojas de fast fashion se apressaram em absorver os principais elementos que as marcas de streetwear usam, incorporando essas características aos seus produtos. Cintos de lona com frases, lembrando equipamento de segurança, jaquetas com materiais transparentes, tênis de design exagerado e camisetas com logos vistosos, são alguns exemplos de peças que, hoje, estão disponíveis em toda a rede de lojas de departamento.

Qual a importância do designer e das grandes marcas no streetwear?

A palavra street (rua) refere-se a pessoas comuns, diferenciadas apenas por minúsculos, mas obsessivos, refinamentos no gosto. A atual importância dada à moda streetwear explica, em grande parte, a ascensão do designer Virgil Abloh. Ele é um designer que ganhou fama ao colaborar com o rapper Kanye West na marca Yeezy, e depois criou seu próprio selo Off-White.

Os itens da Yeezy rapidamente se esgotam e depois de esgotados são encontrados somente em plataformas de revenda. A Off-White leva à loucura os fashionistas underground, que investem seu dinheiro em cada lançamento de roupas limitadas. E Abloh é o designer que sacudiu a rede da moda com mais frequência e intensidade do que qualquer outro no ano de 2018.

O designer se tornou diretor-criativo da luxuosa Louis Vuitton, que sem dúvida espera que ele injete parte dessa mágica do consumo em sua marca. A união faz sentido: a anti-estética crua de Abloh, que usa materiais desafiadores com cores conflitantes, padrões chamativos e slogans, marcas e rótulos, combina com o logo da Louis Vuitton, emblemático da riqueza. Essa linha entre o elitismo e a acessibilidade é algo que o árbitro do gosto sabe como navegar.

Com isso, em alguns aspectos, o próprio conceito de riqueza tornou-se brega. E aqueles que o celebram tornaram-se os árbitros do gosto - embora não necessariamente do bom gosto. Um exemplo seria a mala Goyard - estampada com a frase Rich as Fuck (ou "Podre de Rico").

Mais sobre a moda streetwear 

O streetwear continua sendo associado diretamente à expressão e personalidade. E, apesar das grandes marcas agora estarem apostando no estilo, é muito mais sobre como vestir uma peça, sobre mostrar quem você é do que somente usar algo caro, sem que a sua personalidade transpareça. 

A moda streetwear segue buscando a originalidade na maioria de suas peças. Os fãs do estilo dão grande importância ao conforto, exclusividade e personalidade da roupa, além da liberdade de vestir o que quiser sem ligar para padrões preestabelecidos. A cultura hip hop e o skate continuam contribuindo para difundir, influenciar e propor inovação para o streetwear. 

No Brasil, atualmente, existe uma grande gama de marcas ótimas e autênticas em ascensão dentro do estilo streetwear. No site da Espaco Ponciano, você encontra essas marcas e tudo o que precisa para compor seu look streetwear, com garantia de qualidade e facilidade de entrega para todo o Brasil.

Sobre a loja

A Espaço Ponciano é uma loja virtual de moda e acessórios, onde são encontradas roupas e acessórios escolhidos criteriosamente pela equipe da loja. Prezamos pela alta qualidade, acabamento impecável, estilo, conforto e beleza, para nossos clientes, buscamos satisfazer nossos clientes, através dos produtos por nós oferecidos.

Social
Pague com
  • Pix
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

Ponciano - CNPJ: 39.461.901/0001-16 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail